11 de março de 2015

Doudou em crochet - Passo-a-passo



Este será um passo-a-passo dentro das minhas possibilidades de tempo e disposição. Gostei tanto de fazer este Doudou que quis registar desta forma a sua execução, ainda que pouco detalhada, para poder repetir quando quiser. A minha ideia desde o inicio era um Doudou que tivesse uma mantinha que fizesse uma espécie de drapeado quando segurado pela cabeça do boneco. Como queria aproveitar restos de uma lã para bebés pensei em fazer com granny squares mas depois achei que não dava o efeito que desejava. Uma vez, numa visita pelo Ravelry vi algo que me interessou mas as intruções eram tão confusas que decidi improvisar. Não gosto de instruções de crochet por escrito, eu consigo perceber mas é algo que me aborrece mesmo de ler. Tentei fazer um esquema com simbolos de crochet mas não atinava bem com um desenho de esquema minimamente apresentável, então decidi abreviar os passos da execução deste Doudou por imagens. Utilizei grupos de 3 pontos altos, nos cantos os mesmos são separados por 2 correntes. Entre os grupos de 3 pontos altos não fiz corrente. Inicia-se com anel mágico ou da forma que se preferir. 

A cabeça do Doudou é que foi mesmo improvisada, em pontos baixos, mas a lógica é a de fazer aumentos em cada ponto por 2 carreiras, depois fazer carreiras sem aumentos até a altura desejada e começar a diminuir até se fechar. Depois decorar a gosto. partilho convosco como iniciei a cabeça já que não queria peças costuradas, para ser mais resistente, comecei a crochetar entre os pontos altos da mantinha (ver últimas imagens). Os braços/laçarote fiz com i-cord, utilizei 2 agulhas de 2 pontas, mas também pode ser feito com 1 agulha circular, montei 4 malhas. Em tricot podem aprender com este video e em crochet com este.


1ª carreira/volta: 3pa+2corr  x 6




2ª carreira/volta: 3pa*+2corr  x6
* o 1º ponto alto é feito por 2 correntes



unir principio da carreira com o fim num slip stitch

3ª carreira/volta: 3pa*+3pa+2corr+3pa   x6
* o 1º ponto alto é feito por 2 correntes






4ª carreira: 3pa*+3pa+3pa+2corr+3pa   x6
* o 1º ponto alto é feito por 2 correntes





5ª carreira: 3pa*+3pa+3pa+3pa+2corr+3pa   x6
* o 1º ponto alto é feito por 2 correntes





No total fiz:
♥ 5 carreiras/voltas em bege, 1 branco (seguindo a mesma lógica dos pontos), 1 azul, 1 cinza e 1 bege. Por fimum contorno com a cor bege: 1pb+1pa+1pb até completar o bordo (sem correntes) - os cantos foram feitos com 1pb+4pa+1pb


Começo da cabeça do Doudou






 apanhar o fio sucessivamente por entre os grupos de 3 pontos altos


unir com slip stitch o último ponto ao 1º ponto

1corrente

1pb no mesmo ponto

2 pb na corrente seguinte, repetindo até ao fim

unir fim da carreira/volta com o principio da mesma

nova carreira com 2pb em cada corrente

1 carreira/volta sem aumentos, só com 1pb em cada corrente

outra carreira sem aumentos

continuar com ou sem aumentos, como se preferir fazer.
As diminuições faço-as de forma gradual saltando correntes.

 no avesso fica assim:

1 comentário:

  1. será que consigo fazer um? pareceu-me fácil, mas sou eu, né?! nunca se sabe o que poderá vir a sair...

    ResponderEliminar